RÁDIO WEB CEDEPPE

Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Executivos

Gestão e Garantia da Qualidade em Laboratórios

Garantia da qualidade para quem garante qualidade !

Nossos Posts

Eu sou uma empresa,vivo, logo existo!

Uma empresa está apoiada sobre três pilares, pessoas, processos e produto. Por pessoas temos os funcionários, clientes e fornecedores, ou seja, todos os que estão envolvidos diretamente ao negócio em si. O processo consiste de todas as operações que envolvem desde a administração até a entrega do produto ao cliente, incluindo o pós-venda. O produto (bem ou serviço) é o que a empresa produz.

Uma empresa tem como objetivo principal, sobreviver, sua sobrevivência depende da forma como ela se relaciona ao meio em que está inserida e como pode obter seu alimento de forma a se fortalecer e sobreviver, a empresas são somo todos organismos, nascem crescem se desenvolvem, e depois morrem, algumas ao morrerem se transformam em outras, outras se fundem ou se partem em pedaços, e outras deixam de existir.

Nesse interim as empresas precisam aprenderem a cassar seu alimento afim de sobreviverem, como todo ser vivo ao nascerem dependem de seus criadores, mas a medida que crescem se tornam independentes de seus criadores e passam a ter vontade própria, buscando meios para sobreviver, agregando pessoas, processos e produtos, e assim vai se desenvolvendo, descobrindo, criando, copiando, ou mantendo as estratégias que garantiram sua sobrevivência. Como quaisquer seres vivo, aprender ou não as regras de sobrevivência, põe em risco sua sobrevivência.

Uma empresa possui vida, como os demais seres vivos, ela também come, “caga”, dorme, produz, se relaciona com outras empresas, e esses relacionamentos podem ser amistosos, chegado a amizade, casamento, ou promíscua, tema atividade sexual, enfim é um ser vivo como outros, mas não confundir com pessoas, apesar de as pessoas fazerem parte de sua constituição. Antes de atirar pedras procure a definição de ser vivo, e depois conteste minha analogia. Não é meu desejo criar expectativa, pois é bem melhor criar galinhas, o resto se sabe, mas ao se observar como as empresas nascem, vivem e alguma morrem logo no início e outras vivem mais de 300 anos como certas empresas japonesas, podemos ver que há uma certa coerência nos fatos, e contra fatos não argumentos.

A ideia aqui é repensar a forma como se veem as empresas, uma vez que após criada, elas passam a ser independentes de seus criadores, uma vez que podem ser dirigidas por outros diferentes de seu criador.

De toda forma a empresa como ser vivo, pode ser de diversos tipos assim como os seres vivos, tipo parasitas, predadoras, herbívoras, vegetais, simbióticas e vírus, etc.

Analise empresas que conheças e depois faça sua própria comparação com algum ser vivo que mais se assemelhe a ela e depois comente.

Sou Adm. Carlos Roberto de Sousa e Silva, graduado em Administração pela UFPB, especialista em gestão de negócios, designer gráfico e curioso do reino biológico.

@carlsou

 

 

 

Fonte: Adm carlos r s silva - especialista em gestão de negócios